Com orgulho, levamos o brilho
piauiense para o mundo!
Quem gosta de brilho verdadeiro, escolhe a Auge.
A Auge Carnaúba é um projeto que tem como propósito, a valorização da Cadeira Produtiva da Carnaúba. Num passado não muito distante, todos os elementos que compõem a cadeia estavam fragilizados. As palmeiras estavam sendo eliminadas para abertura de áreas para outras culturas; as famílias que tiram seus sustentos no período mais seco do ano, estavam sem renda e cada vez mais dependentes de auxílios governamentais, e o preço da cera da Carnaúba se tornando mais rara e cara, desestimulando o seu uso em alguns segmentos da indústria.
Como a verdadeira cera de Carnaúba é muito cara, é comum as empresas misturarem a cera de Carnaúba com outras ceras mais baratas, principalmente as ceras de soja e palmas, ou até mesmo ceras sintéticas, formando um Blend para reduzir preços e com consequência a diminuição da qualidade dos produtos.
A Auge, percebendo que a cada dia, a cadeia da Carnaúba estava perdendo sua identidade, com muitos produtos a base de ceras blend, e nestas misturas a carnaúba era a menor proporção, mas nos rótulos sempre afirmando que era a pura Carnaúba, o encanto do brilho da carnaúba estava perdendo seu imagem , e agravando mais a situação da marca Carnaúba, aumentou bastante o desmatamento das palmeiras, como também as manchas de trabalhos análogo ao escravo, houve um aumento de resgatados pelo Ministério do Trabalho.
Com a entrada em vigor da Lei do Estado do Piauí nº 3.888/83, que proíbe a derrubada de palmáceas (Carnaúba) as florestas foram preservadas e tornaram atrativas para os grandes grupos agrícolas as adquirem para tornarem reservas florestal em compensação as reservas das áreas produtivas de soja, milho e outras culturas do mundo agrícola.
Começamos nossas atividades, no campo, na extração. Tínhamos que entender o mundo da Carnaúba. Ouvimos muitos a demanda dos produtores. Observamos como era a vida daquelas famílias que no período mais seco do ano, tiram sua subsistência daquelas palmeiras, e que, com toda maestria, conseguem com apenas duas ou três puxadas de uma foice bem amolada, colocar no chão 40 a 60 palhas de Carnaúba.
A mão-de-obra que temos a honra de poder contar tem uma ligação ancestral com a terra e as matas. É com muito orgulho que ajudamos a fortalecer a agricultura familiar no Piauí e, assim, reforçar os saberes, que passam de geração em geração. A forma de extração rudimentar e manual é passada de pais para filhos, em uma espécie de patrimônio imaterial e afetivo e que segue um ritual igualmente ancestral: a extração é feita somente no período da manhã, quando o sol castiga homem e palmeira com menor intensidade, trazendo um pouco de conforto para o trabalhador.
Com a extração realizada pela manhã, antes mesmo do almoço, as palhas são levadas para as casas dos trabalhadores, que no período da tarde, geralmente das varandas de suas residências, preparam a folhagem para secagem, em um procedimento chamado “riscagem das palhas”.
É da cultura piauiense que, depois do almoço, haja uma pequena pausa para o descanso e na sequência, já bem à vontade, de chinelo de dedo e bermuda, os trabalhadores ficam riscando as palha até o anoitecer, enquanto contam histórias e tomam uma ou outra xícara de café, juntamente com sua família e vizinhos.
100% de toda a extração que a Auge trabalha vem da Agricultura Familiar, feita de palmeiras de carnaúba que estão próximas das casas das pessoas, evitando o uso de trabalho animal.
A Auge acolheu toda esta riqueza social, elegeu algumas famílias, respeitamos a história e o contexto das pessoas que trabalham na extração das palhas de carnaúba, da mesma forma que respeitamos o meio-ambiente. Talvez seja esse o segredo do brilho no olho de todos os envolvidos no processo.
Somos referências na extração da palha da Carnaúba; Com o aperfeiçoamento dos extratores, eliminamos as perdas de pó e as famílias aumentaram suas rendas com o mesmo número de palha. Com os conhecimentos e a segurança de uma quantidade de pó de Carnaúba que possa manter um projeto piloto de uma indústria de Cera de Carnaúba Premium, seguimos com nossas pesquisas. O Foco? Ser a Auge das Ceras em todos os setores onde iremos atuar. Ser a Cera que todas as ceras querem ser!